segunda-feira, 31 de maio de 2010

A beleza do salto




"Se você se achar preso num penhasco,
com um tigre faminto esperando no alto,
e outro tigre faminto esperando embaixo...
e, por acaso,
descobrir um único morango crescendo entre as rochas...
apanhe o morango...
leve-o à boca...
e o saboreie...
Nós estamos nesse penhasco.
Nossas vidas são tão frágeis e breves como a flor de cerejeira.
E têm a mesma fragância."

Há muitos anos li esse texto em uma história em quadrinhos. Não me lembro em qual nem quem era o autor, mas as palavras exatas nunca saíram da minha mente. Ainda hoje sonho em ver de perto as cerejeiras em flor no Japão, apenas para dar cheiro e cor a essa visão da vida. Uma visão que demorei muito tempo para partilhar, talvez por medo de encarar a fragilidade da própria vida e a necessidade de saborear os menores prazeres como se fossem os últimos, sem medo da mordida dos tigres...

Uma das cartas que mais me fascina no tarot é "O Louco", o número 0, o começo de tudo.O tarot descreve a jornada de autoconhecimento do Louco, ele mesmo representando o começo. No tarot que me acompanha, a imagem do Louco é a de um garoto que está na beiradinha de um penhasco, já com um dos pés para fora, pronto para se jogar. E é isso que o Louco representa para mim,o início de tudo como um salto para o desconhecido.

O Louco não sabe porque salta, ele é impelido àquilo. E não se preocupa com a queda, a morte, as consequências, para ele o que vale é a beleza do salto. É isso o que importa, o quão belo vai ser o momento em que os pés dele sairem da terra firme e o corpo se soltar no ar, em queda livre. Ele também tem consciência da fragilidade da vida e sabe que, se não saltar, não se jogar no desconhecido, dificilmente sua vida terá a doce fragância das flores de cerejeira.

Depois de muito hesitar,de mudar de caminho para evitar o penhasco, acho que finalmente consegui entender a mensagem do Louco. Não importa se você vai enfrentar os tigres, comer o morango ou pular no abismo. O importante é ter consciencia da fragilidade e da beleza que envolve cada momento, abrir os olhos e se entregar.


Foto:http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/arvore-na-beira-do-penhasco-5209.html

3 comentários:

Felicidade disse...

Mtooooo bom o texto vc escreve mto bem!
beijao

Adriana ♣* disse...

Ai... olha que vou ser a sua discípula, hein?!

Lembranças guardadas na caixa de sapatos disse...

A HQ era Ronin, do Frank Miller =)