sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Yoga e o Ritmo do Universo, por Guruatma S. Khalsa

" Ritmo


O mundo se move com ritmo. As estações do ano têm um tempo preciso em que começam e terminam. Dia e noite dançam um com o outro a cada alongamento e encurtamento durante as estações do ano. Como praticamos yoga, podemos usar o ritmo para nos ajudar a estar em sincronia com nós mesmos. Kundalini Yoga usa a repetição de movimentos na sua prática. Quando combinamos o movimento com música nos permitimos por  em marcha uma conexão específica com o ritmo mais profundo da Terra, bem como uma ligação com o fluxo do ritmo do universo.

A yoga ajuda a tomar consciência do ritmo. O ritmo da música na sala de aula, o ritmo do yoga que se está trabalhando no momento, o ritmo dos sistemas fisiológicos internos e externos, essencialmente o ritmo da vida. Quando chegamos a compreender  o ritmo, nos movemos para um maior domínio da paz. Aprendemos a respeitar o ritmo da natureza dentro e fora. Podemos observar o movimento das nuvens no céu ou as ondas na costa. Nós podemos ser capazes de ver a relação com aquelas ondas e nossa respiração. Nossa inspiração pode nos lembrar da onda individual puxando o corpo do oceano, e o nosso exalar é semelhante à onda rolando sobre a terra. O ritmo da água que corre na cachoeira  e cai no frio poço criando ondas na água. Um rio que serpenteia a caminho do mar. A chuva que cai do éter durante uma tempestade. A dança sutil das folhas de palmeiras com o vento a acaricia-las uma a uma como um todo. Esse ritmo existe em todos os aspectos da natureza. O que muitas vezes não conseguimos perceber é que ele ocorre totalmente dentro de nós também. Quando estamos à vontade, estamos bem. Quando não relaxamos esse ritmo nos bloqueia fisica, mental, emocional e espiritualmente. Um dos benefícios da Yoga é restaurar o ritmo de quem a pratica. As aulas buscam trazer de volta essa consciência do ritmo através do movimento, respiração, consciência de grupo, concentrando-se em contemplação e meditação. A repetição do movimento destinado a equilibrar o sistema nervoso e glandular pode desempenhar um papel importante na criação de ritmo.
 
Nós, seres humanos, encontramos o nosso ritmo na música, dança e percussão. Nós encontramos o nosso ritmo em nossos hábitos, nosso sono e os nossos movimentos simples. A Yoga ajuda-nos a encontrar nosso caminho de volta para o nosso estado natural de Ritmo
."


Imagem: http://brincadeirademulher.blogspot.com/2010/02/aprenda-pensar-positivo.html

Nenhum comentário: