quinta-feira, 9 de junho de 2011

O que é




A vida não é fácil, nem tampouco simples. E também não me venham com essa de que a gente é que complica as coisas. 

Mas a vida não é difícil, nem tampouco complicada. 

A vida simplesmente é. 

Hoje as coisas podem estar mais difíceis, as dores mais intensas, os medos mais aflorados.

Amanhã, o sol nascerá mais quente, o céu estará mais azul e a gente perceberá que as complicações do ontem não fazem mais sentido. 

Simplesmente porque a vida é. Independe de como a gente quer que seja, independe de acharmos que tudo é simples ou que tudo é complicado. Às vezes independe até do nosso modo de enxergar a própria vida, porque é tudo um moto-contínuo, e o que a gente acredita hoje pode ser diferente sob uma nova (ou antiga) luz. 

Aceitar que a vida simplesmente é... Não estou falando em destino, em estar escrito, ou qualquer coisa que o valha. Falo do que acontece agora, aqui do lado, dentro ou fora da gente. É a vida sendo, e obrigando a cada minuto que a gente aceite. Aceite as complicações do momento, aceite nossa incapacidade de lidar com determinadas coisas, aceite sentimentos, medos, decepções. Aceite também a alegria do momento, o contentamento, o afago. Porque todas essas coisas estão ai, fazem parte do que a vida é. 

Mas a gente luta contra a vida. Às vezes queremos nos obrigar a simplificar o que não é simples, porque isso é o que parece certo. E em outras nos comportamos com gravidade diante de complicações inexistentes... O que nos pede a vida, o tempo todo, é simplesmente que vivamos. O que é complicado hoje pode não ser amanhã. E nem sempre a tranqüilidade e a simplicidade serão possíveis. Isso é equilíbrio, tensão dos opostos, o que a vida é. Nem simples, nem complexa, apenas vida.

Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_bux-WjgOT0U/RxOEElPyfVI/AAAAAAAAAQw/fftUQyQshTM/s400/cordabamba.jpg

Nenhum comentário: