segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quando chega a hora do sacríficio*




“Há gaiolas feitas com ferro e cadeados.
Mas as mais sutis são feitas com desejos.”
(Julia Duarte)

Uma amiga, muito jovem e muito sábia, ao conversar comigo num momento em que eu estava sofrendo com o fim de um relacionamento, me fez entender uma coisa muito importante.

Ela comentou que aquele tipo de relacionamento era como o que estabelecemos com um cachorrinho, que compramos ou ganhamos ainda filhote, damos amor, carinho, atenção. Ai o cachorrinho vai crescendo, e nos afeiçoamos mais e mais a cada dia. Então ele fica doente. Levamos ao veterinário, damos um remédio, nosso cachorrinho melhora. Passa-se um tempo, ele adoece novamente. De novo veterinário, de novo remédio, nova melhora. Na terceira vez, o veterinário nos diz: “posso receitar remédio, mas não vai adiantar, ele vai melhorar e piorar de novo. O melhor seria sacrificar, para que nem você nem ele sofram mais.” Mas você não consegue, não quer sacrificar seu companheiro, por quem você se afeiçoou tanto. Sabe que o sacrifício é o melhor caminho, mas não tem coragem.

Assim são certos relacionamentos. Você percebe que acabou, que não dá mais, que vocês já tentaram tudo, mas simplesmente não consegue sacrificar. Fica pensando nos sentimentos compartilhados, nas alegrias vividas, e não aceita que o fim chegou.

E ele sempre chega, cedo ou tarde. Não existe eternidade nos relacionamentos humanos, assim como não são imutáveis nossos destinos e nossas escolhas. Aprender que por vezes devemos sacrificar o que prezamos, mas que se desgastou, perdeu o brilho e os significados, é fundamental para crescer e também aprender a conviver com as perdas. Depois de superada a dor, a ausência, o vazio, um dia acordamos com uma absoluta sensação de leveza, de que aquele peso não nos acompanha mais.

Isso não é uma visão pessimista, ao contrário. A dinâmica da vida, as mudanças diárias, as escolhas que fazemos, tudo leva à inexorável consciência de que temos que nos habituar com finais. E novos começos.


03 de outubro de 2009.

*Para Mayara, jovem e sábia amiga.

Imagem:http://www.salvavidasgetsemani.com/2009/01/22/misericordia-x-sacrificio/a.jpg

Um comentário:

Niúra disse...

Arruma um gato! Você leva menos ao veterinário e ele vive mais que um cachorro.
rsrsrsrs!
Beijos irmã.