terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Falsa atribuição de autoria

Quando comecei esse blog, um dos motivos foi garantir que a autoria dos meus textos não fosse questionada, nem que eles fossem divulgados como de outra pessoa. Tenho muito cuidado ao reproduzir algum texto ou imagem aqui, sempre citando o autor e a fonte.
Entretanto, me deixei contaminar... No meu post Supernova, citei um texto que conhecia há muito tempo como de Clarice Lispector, que inclusive não tinha recebido por email, como tantos outros. Acabei encontrando o mesmo texto em sites sobre Clarice e não questionei sua autoria, mesmo não sendo tão o "estilo" da escritora. Pois bem, hoje o autor do texto o encontrou e gentilmente me mandou um coment pedindo para que eu mudasse a autoria, o que fiz imediatamente.
Peço desculpas a Edson Marques, autor do poema Mude, belissima inspiração para meu post Supernova.

Um comentário:

Edson Marques disse...

Janaína,

Ah! Se todos na internet fossem como você...

Também eu, que escrevi o poema Mude, sei que ele não tem o "estilo" Clarice. Aliás, nem mesmo o meu atual estilo: foi escrito há cerca de quinze anos.

Mas, por obra dos que não checam autoria (e gostam de Clarice) propagou-se na internet. Até a Fiat fez um comercial pagando direitos autorais ao filho de Clarice -- que embolsou o dinheiro, sem cerimônia alguma. E recusa-se a devolver esse dinheiro... rs!

Eu considero isso um escândalo. Os juízes que julgaram o caso, também. Mas os herdeiros de Clarice preferem manchar o nome da maior escritora brasileira a devolver o produto de um "furto literário".

Enfim, é a vida.

Abraços pra você!