sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O alimento da minha alma




“I have spread my dreams under your feet; Tread softly because you tread on my dreams.”
(Yeats)


Outro dia o Fabio Hernandez (ele de novo...) postou a seguinte frase:"A minha tese a respeito de sonhos é: eles não existem para serem realizados. Existem apenas para ser sonhados e, depois, perdidos. O sonho realizado morre. O sonho perdido se eterniza".

Sinto uma dor profunda ao pensar nos sonhos perdidos. Ao contrário do Fábio, quero acreditar que os sonhos existem para serem realizados e que também os sonhos realizados se eternizam. Claro que ai, até por uma questão de lógica e de semântica, deixam de ser sonhos e passam para o patamar de realidade.

Shakespeare escreveu que somos feitos da mesma matéria de que são feitos os sonhos. Portanto, seguindo o raciocínio, eternos e eternizáveis na medida em que realizamos esses sonhos. É claro que muitos ficarão pelo caminho, como ecos dos desejos que os criaram, e talvez até mesmo eternizados como quer o escritor. Mas mesmo esses alimentam a alma, enquanto projetamos sua realização, planejamos como serão concretizados.

Às vezes me pergunto o quanto a vida não é mais simples para aquelas pessoas que tem sonhos modestos, quantificáveis e perfeitamente realizáveis. Tão concretos que já nascem quase como realidade. Eu não tenho sonhos modestos. Ou melhor, os tenho, mas andam de mãos dadas com outros muito maiores, de grandes proporções...

Qual seria a diferença entre sonhos e metas? Entre sonhos e projetos? Talvez os sonhos sejam mais ambiciosos e, por isso mesmo, muitas vezes vistos como irrealizáveis. Se for sonho, é devaneio, imaginação, ilusão. Já metas e projetos são diferentes, perfeitamente possíveis e a depender somente do esforço pessoal e de certo planejamento.

Ok, vá lá, metas e projetos são importantes, mas não acho que os grandes feitos do homem tenham nascido somente de metas e projetos. O que é mais provável: que Santos Dumont tenha sonhado, como Ícaro, com asas que o levariam onde homem nenhum nunca tinha ido, ou que um dia acordou e escreveu no seu caderninho: dentro de três anos terei construído o primeiro avião? Eu prefiro acreditar que os vôos que faço hoje nasceram de sonhos um dia tidos como irrealizáveis...

Ontem o Flavio Gikovate postou no Twitter: “Acho possível viver muito bem sem sonhos, que são projetos com pouca chance de se tornar realidade. A cada ilusão corresponde uma desilusão! Os projetos têm um pé na realidade e outro no céu: são hipóteses, por vezes ambiciosas, mas exequíveis. Os sonhos têm os dois pés no céu!” . Gosto de algumas considerações dele, mas essa foi dispensável... Negar a possibilidade de sonhar, mais ainda, tratar os sonhos como ilusões é negar à alma seu combustível. Parece que está dizendo ao coração dos homens que suas realizações dependem somente de uma meta e um bom planejamento. Que paixão, entusiasmo, um pouco de delírio, são elementos perigosos se você tem objetivos...

Eu prefiro manter meus sonhos, eternizados ou realizados, mesmo que às vezes se revelem como ilusões. Tudo bem. Sempre valeu a pena ter sonhado. Minha alma agradece.


* A fotinha é por causa da vontade de comer doces que me atacou agora...;)

Imagem: http://www.destaquesp.com/images/stories/canais/gastronomia/atelier_cake/sonho2.jpg. 

Um comentário:

Lucio disse...

kkkk, a fotinha ficou cômica! E os sonhos ainda parecem olhar pra gente com uma cara provocativa, debochada, quase rindo de nós..

Conceituando, acho que sonho pode tornar realidade sem deixar de ser sonho sim. Ex: eu vivo num sonho, na vida que eu sonhei.

Sonho podem ser desejos que nos motivam a andar pra frente ou projeções que nos fazem infelizes.. já estudou as pessoas que mais conseguiram realizações na vida? Não falo de talentos natos, que mesmo sem querer são sucesso. Falo de gente como.. por exemplo Madonna. Ela não é bonita, não canta e nao é simpatica, e conseguiu ser a maior pop star do planeta. Quais as causas?

Existe talento, claro, existe oportunismo, inteligencia. Mas sobretudo persistencia. Em nenhum momento uma Madonna parou pra pensar "isso é dificil" muito menos "isso é impossivel".

Mas, falando de valores menos futeis (eu dei um exemplo que envolve valores bem superficiais - fama, dinheiro, imagem), As vezes a propria vida nos mostra que aquilo que desejamos nao é pra nós. Aí sonhamos em algo melhor ainda! Não custa nada e ainda nos faz nos superar. ;)

Belo texto, bjks